Música de Câmara (solos, duos, trios e quartetos)
Not in C
para piano solo
Ano: 2020
Duração: ca. 2'30''
Dedicatória: Zé Luís - in memoriam; para Ana Telles Béreau
Not in C
para piano solo
Ano: 2020
Duração: ca. 2'30''
Dedicatória: Zé Luís - in memoriam; para Ana Telles Béreau
Auto-retrato: detalhe ou Selfie: zoom-in
para piano solo
Ano: 2019
Duração: ca. 2'30''
Encomenda: mpmp, movimento patrimonial pela música portuguesa
Data e local de estreia: 14 de Dezembro de 2019 – Convento dos Capuchos (Almada)
Intérprete da estreia: Marisa Silva (piano)
para piano solo
Ano: 2019
Duração: ca. 2'30''
Encomenda: mpmp, movimento patrimonial pela música portuguesa
Data e local de estreia: 14 de Dezembro de 2019 – Convento dos Capuchos (Almada)
Intérprete da estreia: Marisa Silva (piano)
Gestos V: Capítulo 2
para piano solo
Ano: 2019
Duração: ca. 13'
Dedicatória: para Vera Belozorovitch
Data e local de estreia: 12 de Março de 2019 – Foyer do Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa)
Intérprete da estreia: Eduardo Regula (piano)
para piano solo
Ano: 2019
Duração: ca. 13'
Dedicatória: para Vera Belozorovitch
Data e local de estreia: 12 de Março de 2019 – Foyer do Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa)
Intérprete da estreia: Eduardo Regula (piano)
pouco a pouco, a pouco e pouco
para violoncelo solo
Ano: 2018
Duração: ca. 20'
Dedicatória: em memória de Zé Luís
para violoncelo solo
Ano: 2018
Duração: ca. 20'
Dedicatória: em memória de Zé Luís
o outro, o mesmo
para quarteto de trompas
I. Eco
II. Molto rubato, lontano
III. Un poco agitato
IV. Indifferente
Ano: 2017
Duração: ca. 4'
para quarteto de trompas
I. Eco
II. Molto rubato, lontano
III. Un poco agitato
IV. Indifferente
Ano: 2017
Duração: ca. 4'
Please keep your feet off the wall
para acordeão e tuba
I. Indifferente
II. Frammentato
III. Feroce
IV. Testardo
V. Ancora frammentato
Ano: 2011 (I andamento) - 2016 (II, III, IV e V andamentos)
Duração: ca. 6’30’’
Dedicatória: para João Barradas e Sérgio Carolino
Data e local de estreia (I andamento): 26 de Novembro de 2012 – Armazém das Artes (Alcobaça)
Intérpretes da estreia: João Barradas (acordeão) e Sérgio Carolino (tuba)
para acordeão e tuba
I. Indifferente
II. Frammentato
III. Feroce
IV. Testardo
V. Ancora frammentato
Ano: 2011 (I andamento) - 2016 (II, III, IV e V andamentos)
Duração: ca. 6’30’’
Dedicatória: para João Barradas e Sérgio Carolino
Data e local de estreia (I andamento): 26 de Novembro de 2012 – Armazém das Artes (Alcobaça)
Intérpretes da estreia: João Barradas (acordeão) e Sérgio Carolino (tuba)
àgua
para piano a 4 mãos
Ano: 2015
Duração: ca. 2’15’’
Encomenda: movimento patrimonial pela música portuguesa (mpmp)
Data e local de estreia: 13 de Abril de 2017 - Auditório da Caixa Geral de Depósitos do ISEG
Intérpretes da estreia: Philippe Marques e Duarte Pereira Martins
Outras apresentações públicas:
20 de Maio de 2017 - Museu da Música Portuguesa
os mesmos intérpretes da estreia
et alii
para clarinete em si-bemol e acordeão
I. Calmo, paesaggistico (da nessuna parte)
II. Veloce e leggero (un poco nervoso… ma virtuoso)
III. Lontano (appena un’ombra di suono), tempo rubato flessibile (come scritto)
Ano: 2012
Duração: ca. 6’
Dedicatória: para Claire Voisin e Jean-Etienne Sotty
para clarinete em si-bemol e acordeão
I. Calmo, paesaggistico (da nessuna parte)
II. Veloce e leggero (un poco nervoso… ma virtuoso)
III. Lontano (appena un’ombra di suono), tempo rubato flessibile (come scritto)
Ano: 2012
Duração: ca. 6’
Dedicatória: para Claire Voisin e Jean-Etienne Sotty
Claire Voisin (clarinete) e Jean-Etienne Sotty (acordeão)
Paris 2013
Paris 2013
et sequentes
para cravo solo
I. Nervoso, quasi patologico
II. Continuum possibile
III. Ancora nervoso ma meno patologico
IV. Nostalgico, un poco schizofrenico (molto rubato)
Ano: 2011
Duração: ca. 8’30’’
Prémios: 1.º Prémio no 2.º Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça 2011
Data e local de estreia: 17 de Dezembro de 2011 – Museu da Música Portuguesa (Cascais)
Intérpretes da estreia: Jenny Silvestre (cravo)
Edições: AVA Edições Musicais - partitura
Nota de programa
A obra escrita por Hugo Ribeiro, merecedora do 1.º prémio do 2.º Concurso Internacional de Composição Lopes Graça 2011, permite, pela sua notável adaptação e domínio das características mecânicas do cravo, tornar quase irrelevante a impossibilidade real do instrumento operar dinâmicas, pela exploração da rica paleta sonora de ressonâncias que dele se pode extrair.
De facto, et sequentes prima pela recorrente utilização dos registos mais graves e harmonicamente cheios do instrumento, aos quais chega, por norma, gradativamente e de uma forma ritmicamente variada, alargando o leque de ressonâncias pela insistência de padrões sobrepostos nos dois teclados.
Contrastando com o primeiro e terceiro andamentos, encontramos um segundo movimento, onde a noção de tempo assume uma função meramente indicativa de um discurso que se desenvolve freneticamente em ornamentos sucessivos.
O 'toque de novidade' é dado no fim da obra, num último andamento composto por clusters que se estendem, no limite da mão do executante, até à região mais aguda do instrumento, pressupondo um gesto de loucura patológica (termo este usado pelo próprio compositor), de uma sonoridade quase sem sentido que opera sobre uma linha melódica indiferentemente, manifestada em ornamentos.
Julgamos encontrar nesta obra do jovem compositor Hugo Ribeiro uma espécie de síntese amadurecida de um tipo de literatura para cravo cujo desenvolvimento se evidenciou na transição do séc. XX para o actual XXI.
Jenny Silvestre
dezembro 2011
para cravo solo
I. Nervoso, quasi patologico
II. Continuum possibile
III. Ancora nervoso ma meno patologico
IV. Nostalgico, un poco schizofrenico (molto rubato)
Ano: 2011
Duração: ca. 8’30’’
Prémios: 1.º Prémio no 2.º Prémio Internacional de Composição Fernando Lopes-Graça 2011
Data e local de estreia: 17 de Dezembro de 2011 – Museu da Música Portuguesa (Cascais)
Intérpretes da estreia: Jenny Silvestre (cravo)
Edições: AVA Edições Musicais - partitura
Nota de programa
A obra escrita por Hugo Ribeiro, merecedora do 1.º prémio do 2.º Concurso Internacional de Composição Lopes Graça 2011, permite, pela sua notável adaptação e domínio das características mecânicas do cravo, tornar quase irrelevante a impossibilidade real do instrumento operar dinâmicas, pela exploração da rica paleta sonora de ressonâncias que dele se pode extrair.
De facto, et sequentes prima pela recorrente utilização dos registos mais graves e harmonicamente cheios do instrumento, aos quais chega, por norma, gradativamente e de uma forma ritmicamente variada, alargando o leque de ressonâncias pela insistência de padrões sobrepostos nos dois teclados.
Contrastando com o primeiro e terceiro andamentos, encontramos um segundo movimento, onde a noção de tempo assume uma função meramente indicativa de um discurso que se desenvolve freneticamente em ornamentos sucessivos.
O 'toque de novidade' é dado no fim da obra, num último andamento composto por clusters que se estendem, no limite da mão do executante, até à região mais aguda do instrumento, pressupondo um gesto de loucura patológica (termo este usado pelo próprio compositor), de uma sonoridade quase sem sentido que opera sobre uma linha melódica indiferentemente, manifestada em ornamentos.
Julgamos encontrar nesta obra do jovem compositor Hugo Ribeiro uma espécie de síntese amadurecida de um tipo de literatura para cravo cujo desenvolvimento se evidenciou na transição do séc. XX para o actual XXI.
Jenny Silvestre
dezembro 2011
Fragmente-Spiel
para flauta solo
Ano: 2008
Duração: determinada pela interpretação
Data e local de estreia: 5 de Março de 2009 – The Sidney Cooper Gallery (Canterbury)
Intérpretes da estreia: Stina Dawes (flauta)
para flauta solo
Ano: 2008
Duração: determinada pela interpretação
Data e local de estreia: 5 de Março de 2009 – The Sidney Cooper Gallery (Canterbury)
Intérpretes da estreia: Stina Dawes (flauta)
Diálogos com um monólogo
para trompa solo
Ano: 2007
Duração: ca. 2’45’’
Encomenda: Prémio Jovens Músicos 2007 / Antena 2 da Rádio e Televisão Portuguesa
Gravações em CD: 25 Jovens Compositores para 25 Jovens Intérpretes – Fundação GDA
Data e local de estreia: 19 de Junho de 2007 – Recital Room (Royal Academy of Music – Londres)
Intérprete da estreia: Jocelyn Lightfoot (trompa)
Outras apresentações públicas:
13 de Setembro de 2007 em Serralves (Porto)
concorrentes do Prémio Jovens Músicos 2007
Edições: Ava Edições Musicais - partitura
para trompa solo
Ano: 2007
Duração: ca. 2’45’’
Encomenda: Prémio Jovens Músicos 2007 / Antena 2 da Rádio e Televisão Portuguesa
Gravações em CD: 25 Jovens Compositores para 25 Jovens Intérpretes – Fundação GDA
Data e local de estreia: 19 de Junho de 2007 – Recital Room (Royal Academy of Music – Londres)
Intérprete da estreia: Jocelyn Lightfoot (trompa)
Outras apresentações públicas:
13 de Setembro de 2007 em Serralves (Porto)
concorrentes do Prémio Jovens Músicos 2007
Edições: Ava Edições Musicais - partitura
Quatro Personagens Saídas de um Conto
para clarinete em si-bemol, violino, violoncelo e piano
Ano: 2007
Duração: ca. 11’
Prémios: Menção Honrosa na Categoria de Música de Câmara no 2.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim 2007
Data e local de estreia: 21 de Julho de 2007 – Auditório Municipal da Póvoa de Varzim
Intérpretes da estreia: Camerata Senza Misura: Nuno Pinto (clarinete), Evandra Gonçalves (violino), Filipe Quaresma (violoncelo) e Elsa Silva (piano)
Outras apresentações públicas:
14 de Fevereiro de 2008 – Sala Luís de Freitas Branco (Centro Cultural de Belém)
Orchestrutopica: Nuno Pinto (clarinete), Vitor Vieira (violino), Guenrikh Elessine (violoncelo) e Elsa Silva (piano)
25, 26 e 27 de Abril de 2008 – Igreja Matriz de Vila do Bispo / Igreja Matriz de Monchique / Igreja Matriz de Alcoutim
Camerata Senza Misura: os mesmos intérpretes da estreia
Integrado no 30º Festival Internacional de Música do Algarve
14 de Dezembro de 2012 – La Chapelle historique du Bon-Pasteur (Montréal)
Ensemble Allogène : François Gagné (clarinete), Lizann Gervais (violino), Émilie Girard-Charest (violoncelo) e Daniel Añez (piano)
para clarinete em si-bemol, violino, violoncelo e piano
Ano: 2007
Duração: ca. 11’
Prémios: Menção Honrosa na Categoria de Música de Câmara no 2.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim 2007
Data e local de estreia: 21 de Julho de 2007 – Auditório Municipal da Póvoa de Varzim
Intérpretes da estreia: Camerata Senza Misura: Nuno Pinto (clarinete), Evandra Gonçalves (violino), Filipe Quaresma (violoncelo) e Elsa Silva (piano)
Outras apresentações públicas:
14 de Fevereiro de 2008 – Sala Luís de Freitas Branco (Centro Cultural de Belém)
Orchestrutopica: Nuno Pinto (clarinete), Vitor Vieira (violino), Guenrikh Elessine (violoncelo) e Elsa Silva (piano)
25, 26 e 27 de Abril de 2008 – Igreja Matriz de Vila do Bispo / Igreja Matriz de Monchique / Igreja Matriz de Alcoutim
Camerata Senza Misura: os mesmos intérpretes da estreia
Integrado no 30º Festival Internacional de Música do Algarve
14 de Dezembro de 2012 – La Chapelle historique du Bon-Pasteur (Montréal)
Ensemble Allogène : François Gagné (clarinete), Lizann Gervais (violino), Émilie Girard-Charest (violoncelo) e Daniel Añez (piano)
Camera Senza Misura
Póvoa de Varzim 2008
Póvoa de Varzim 2008
Danza
para violino e piano
Ano: 2007
Duração: ca. 6’
Data e local de estreia: 10 de Dezembro de 2012 – Auditorium du Conservatoire à Rayonnement Regional (Lille)
Intérpretes da estreia: Anna Cashell (violino) e Neil Georgeson (piano)
Outras apresentações públicas:
11 de Dezembro de 2012 – St. Gregory’s Centre for Music (Canterbury)
os mesmos intérpretes da estreia
para violino e piano
Ano: 2007
Duração: ca. 6’
Data e local de estreia: 10 de Dezembro de 2012 – Auditorium du Conservatoire à Rayonnement Regional (Lille)
Intérpretes da estreia: Anna Cashell (violino) e Neil Georgeson (piano)
Outras apresentações públicas:
11 de Dezembro de 2012 – St. Gregory’s Centre for Music (Canterbury)
os mesmos intérpretes da estreia
Diálogos
para trompete solo (som surdina harmon)
Ano: 2006
Duração: ca. 5’
Dedicatória: para Sérgio Pacheco
Data e local de estreia: 22 de Março de 2007 – Concert Hall (Royal College of Music – Londres)
Intérprete da estreia: Sérgio Pacheco (trompete)
para trompete solo (som surdina harmon)
Ano: 2006
Duração: ca. 5’
Dedicatória: para Sérgio Pacheco
Data e local de estreia: 22 de Março de 2007 – Concert Hall (Royal College of Music – Londres)
Intérprete da estreia: Sérgio Pacheco (trompete)
Sérgio Pacheco (trompete)
Londres 2007
Londres 2007
Gestos II: conversas sobre um contorno
para clarinete em si-bemol, piano e percussão
Ano: 2006
Instrumentação detalhada: clarinete em si-bemol, piano e percussão (2 executantes: bombo, triângulo, vibratones (dó4 e mi4), metalofone, 5 temple blocks, vibraslap, flexatone, sinos (ré4 e lá4)
Duração: ca. 6’
Encomenda: Ensemble JER
Data e local de estreia: 26 de Julho de 2006 – Centro de Artes de Sines
Intérpretes da estreia: Ensemble JER: Paulo Guia (clarinete), Vasco Lourenço (piano), Nuno Morão e Susana Ribeiro (percussão) – José Eduardo Rocha, maestro
Outras apresentações públicas:
de 28 de Setembro a 8 de Outubro de 2006 – Salão Nobre do Teatro D. Maria II (Lisboa)
os mesmos intérpretes da estreia
para clarinete em si-bemol, piano e percussão
Ano: 2006
Instrumentação detalhada: clarinete em si-bemol, piano e percussão (2 executantes: bombo, triângulo, vibratones (dó4 e mi4), metalofone, 5 temple blocks, vibraslap, flexatone, sinos (ré4 e lá4)
Duração: ca. 6’
Encomenda: Ensemble JER
Data e local de estreia: 26 de Julho de 2006 – Centro de Artes de Sines
Intérpretes da estreia: Ensemble JER: Paulo Guia (clarinete), Vasco Lourenço (piano), Nuno Morão e Susana Ribeiro (percussão) – José Eduardo Rocha, maestro
Outras apresentações públicas:
de 28 de Setembro a 8 de Outubro de 2006 – Salão Nobre do Teatro D. Maria II (Lisboa)
os mesmos intérpretes da estreia
Página Esquecida
para guitarra solo
Ano: 2005
Duração: ca. 2’
Dedicatória: para Nuno de Sá
Data e local de estreia: 11 de Abril de 2011 – Auditório do Instituto Português da Juventude (Guarda)
Incluído no Festival Elogio da Guitarra
Intérpretes da estreia: José Mesquita Lopes (guitarra)
Outras apresentações públicas:
3 de Maio de 2011 – Pequeno Auditório da Escola Superior de Música de Lisboa
26 de Outubro de 2011 – Academia de Amadores de Música (Lisboa)
José Mesquita Lopes (guitarra)
para guitarra solo
Ano: 2005
Duração: ca. 2’
Dedicatória: para Nuno de Sá
Data e local de estreia: 11 de Abril de 2011 – Auditório do Instituto Português da Juventude (Guarda)
Incluído no Festival Elogio da Guitarra
Intérpretes da estreia: José Mesquita Lopes (guitarra)
Outras apresentações públicas:
3 de Maio de 2011 – Pequeno Auditório da Escola Superior de Música de Lisboa
26 de Outubro de 2011 – Academia de Amadores de Música (Lisboa)
José Mesquita Lopes (guitarra)
Variações
para guitarra solo
Ano: 2004
Duração: ca. 7’30’’
Dedicatória: para Nuno de Sá
Data e local de estreia: 29 de Abril de 2004 – St. Cecila’s Hall (Edimburgo, Escócia)
Intérprete da estreia: Nuno de Sá (guitarra)
Outras apresentações públicas:
20 de Maio de 2004 – Centro Cultural Malaposta (Odivelas)
Nuno de Sá (guitarra)
22 de Junho de 2007 – Concert Room (Royal Academy of Music – Londres)
Francesco Teopini Terzetti Casagrande (guitarra)
para guitarra solo
Ano: 2004
Duração: ca. 7’30’’
Dedicatória: para Nuno de Sá
Data e local de estreia: 29 de Abril de 2004 – St. Cecila’s Hall (Edimburgo, Escócia)
Intérprete da estreia: Nuno de Sá (guitarra)
Outras apresentações públicas:
20 de Maio de 2004 – Centro Cultural Malaposta (Odivelas)
Nuno de Sá (guitarra)
22 de Junho de 2007 – Concert Room (Royal Academy of Music – Londres)
Francesco Teopini Terzetti Casagrande (guitarra)
Nuno de Sá (guitarra)
Lisboa 2004
Lisboa 2004
Dois mo(vi)mentos
para saxofone tenor solo
Ano: 2003
Duração: ca. 7’30’’
Dedicatória: para Nuno Martins
Data e local de estreia: 7 de Março de 2005 – Sala Jardim de Inverno do Teatro Municipal S. Luiz (Lisboa)
Intérprete da estreia: Nuno Martins (saxofone)
Outras apresentações públicas:
14 de Julho de 2005 – Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela
Nuno Martins (saxofone)
para saxofone tenor solo
Ano: 2003
Duração: ca. 7’30’’
Dedicatória: para Nuno Martins
Data e local de estreia: 7 de Março de 2005 – Sala Jardim de Inverno do Teatro Municipal S. Luiz (Lisboa)
Intérprete da estreia: Nuno Martins (saxofone)
Outras apresentações públicas:
14 de Julho de 2005 – Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela
Nuno Martins (saxofone)
Défense de savoir
para soprano e violino
I. Lento e semplice
II. Recitativo lento
III. Lento (ad libitum)
IV. Lento e semplice
V. Molto vivo
VI. Lento (ad libitum)
VII. Lento e semplice
VIII. Lento (ad libitum) – Vivo (ritmico)
IX. Espressivo
poemas: Paul Éluard
Ano: 2003
Duração: ca. 15’
Dedicatória: para Marisa Figueira e Helena Duarte
Data e local de estreia: 5 de Maio de 2003 – Sala Jardim de Inverno do Teatro Municipal S. Luiz (Lisboa)
Intérpretes da estreia: Marisa Figueira (soprano) e Helena Duarte (violino)
Outras apresentações públicas:
13 de Julho de 2008 – Centro Cultural de Belém, Sala Sophia de Mello Breyner
Marisa Figueira (soprano) e Francisca Fins (violino)
Integrado no Festival Música Portuguesa Hoje 2008
para soprano e violino
I. Lento e semplice
II. Recitativo lento
III. Lento (ad libitum)
IV. Lento e semplice
V. Molto vivo
VI. Lento (ad libitum)
VII. Lento e semplice
VIII. Lento (ad libitum) – Vivo (ritmico)
IX. Espressivo
poemas: Paul Éluard
Ano: 2003
Duração: ca. 15’
Dedicatória: para Marisa Figueira e Helena Duarte
Data e local de estreia: 5 de Maio de 2003 – Sala Jardim de Inverno do Teatro Municipal S. Luiz (Lisboa)
Intérpretes da estreia: Marisa Figueira (soprano) e Helena Duarte (violino)
Outras apresentações públicas:
13 de Julho de 2008 – Centro Cultural de Belém, Sala Sophia de Mello Breyner
Marisa Figueira (soprano) e Francisca Fins (violino)
Integrado no Festival Música Portuguesa Hoje 2008
Marisa Figueira (soprano) e Helena Duarte (violino)
Lisboa 2003
Lisboa 2003
Calmaria
para soprano e piano
i. prelúdio
ii. interlúdio: canção
iii. poslúdio: quasi cadenza
poema: Johann Wolfgang Goethe; tradução para Português: Yvette K. Centeno
Ano: 2002
Duração: ca. 5’
Dedicatória: para Marisa Figueira e Joana Gama
Data e local de estreia: 14 de Junho de 2003 – Sala Jardim de Inverno do Teatro Municipal S. Luiz (Lisboa)
Intérpretes da estreia: Marisa Figueira (soprano) e Hugo Ribeiro (piano)
Outras apresentações públicas:
9 de Maio de 2019 - Auditório Vianna da Motta (Lisboa)
Rita Marques (soprano) e Hugo Ribeiro (piano)
para soprano e piano
i. prelúdio
ii. interlúdio: canção
iii. poslúdio: quasi cadenza
poema: Johann Wolfgang Goethe; tradução para Português: Yvette K. Centeno
Ano: 2002
Duração: ca. 5’
Dedicatória: para Marisa Figueira e Joana Gama
Data e local de estreia: 14 de Junho de 2003 – Sala Jardim de Inverno do Teatro Municipal S. Luiz (Lisboa)
Intérpretes da estreia: Marisa Figueira (soprano) e Hugo Ribeiro (piano)
Outras apresentações públicas:
9 de Maio de 2019 - Auditório Vianna da Motta (Lisboa)
Rita Marques (soprano) e Hugo Ribeiro (piano)
Scriptum
para flauta, clarinete em si-bemol e fagote
I. ante-scriptum
II. scriptum
III. post-scriptum
Ano: 2002
Duração: ca. 7’
Dedicatória: para Trio Impromptus
Prémios: Menção Honrosa no Prémio de Composição ESMAE / Casa da Música 2004
Data e local de estreia: 10 de Março de 2004 – Sala Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz (Lisboa)
Intérpretes da estreia: Fernando Marinho (flauta), Filipe Teixeira (clarinete) e Ricardo Santos (fagote)
Outras apresentações públicas:
3 de Novembro de 2006 – Concert Room (Royal Academy of Music – Londres)
Anna Logan (flauta), Lucy Downer (clarinete) e Lorna Tyack (fagote)
para flauta, clarinete em si-bemol e fagote
I. ante-scriptum
II. scriptum
III. post-scriptum
Ano: 2002
Duração: ca. 7’
Dedicatória: para Trio Impromptus
Prémios: Menção Honrosa no Prémio de Composição ESMAE / Casa da Música 2004
Data e local de estreia: 10 de Março de 2004 – Sala Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz (Lisboa)
Intérpretes da estreia: Fernando Marinho (flauta), Filipe Teixeira (clarinete) e Ricardo Santos (fagote)
Outras apresentações públicas:
3 de Novembro de 2006 – Concert Room (Royal Academy of Music – Londres)
Anna Logan (flauta), Lucy Downer (clarinete) e Lorna Tyack (fagote)
2 canções de Zeca Afonso
para flauta, clarinete em si-bemol e fagote
(arranjo e harmonização)
I. Maria Faia
II. Vejam Bem
Ano: 2002
Duração: ca. 6’30’’
Dedicatória: para Trio Impromptus
Data e local de estreia: 4 de Maio de 2002 – Sala Polivalente da Biblioteca D. Dinis (Odivelas)
Intérpretes da estreia: Trio Impromptus: Alexandra Pinto (flauta), Hélder Gonçalves (clarinete) e Cidália Torres (fagote)
Outras apresentações públicas:
15 de Janeiro de 2006 – The Warehouse (Londres)
Jen Boyd (flauta), Andrew Harper (clarinete) e Alice Lee (fagote)
Integrado no Park Lane Group Young Composers Symposium
para flauta, clarinete em si-bemol e fagote
(arranjo e harmonização)
I. Maria Faia
II. Vejam Bem
Ano: 2002
Duração: ca. 6’30’’
Dedicatória: para Trio Impromptus
Data e local de estreia: 4 de Maio de 2002 – Sala Polivalente da Biblioteca D. Dinis (Odivelas)
Intérpretes da estreia: Trio Impromptus: Alexandra Pinto (flauta), Hélder Gonçalves (clarinete) e Cidália Torres (fagote)
Outras apresentações públicas:
15 de Janeiro de 2006 – The Warehouse (Londres)
Jen Boyd (flauta), Andrew Harper (clarinete) e Alice Lee (fagote)
Integrado no Park Lane Group Young Composers Symposium
Jen Boyd (flauta), Andrew Harper (clarinete) e Alice Lee (fagote)
Londres 2006
Londres 2006
À volta de SEA
para trio de guitarras
Ano: 2002
Duração: ca. 4’30’’
Dedicatória: para Nuno de Sá, Sérgio Pereira e Sónia Leitão
Data e local de estreia: 4 de Maio de 2002 – Sala Polivalente da Biblioteca D. Dinis (Odivelas)
Intérpretes da estreia: Nuno de Sá, Sérgio Pereira e Sónia Leitão
para trio de guitarras
Ano: 2002
Duração: ca. 4’30’’
Dedicatória: para Nuno de Sá, Sérgio Pereira e Sónia Leitão
Data e local de estreia: 4 de Maio de 2002 – Sala Polivalente da Biblioteca D. Dinis (Odivelas)
Intérpretes da estreia: Nuno de Sá, Sérgio Pereira e Sónia Leitão
7 Quadros
para flauta e piano
I. Vivo
II.
III. Calmo
IV. Vivo
V. Vivo
VI. Calmo
VII.
Ano: 2002
Duração: ca. 9’30’’
Dedicatória: para Fernando Marinho da Costa
Prémios: Menção Honrosa no 2.º Concurso Nacional de Composição Jorge Peixinho 2004 (Aveiro)
Data e local de estreia: 16 de Abril de 2002 – Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa
Intérpretes da estreia: Fernando Marinho da Costa (flauta) e Hugo Ribeiro (piano)
Outras apresentações públicas:
4 de Maio de 2002 – Sala Polivalente da Biblioteca D. Dinis (Odivelas)
Alexandra Pinto (flauta) e Hugo Ribeiro (piano)
19 de Junho de 2002 – Centro de Estudos Judiciários (Lisboa)
Fernando Marinho da Costa (flauta) e Hugo Ribeiro (piano)
3 de Julho de 2004 – Sala Principal do Teatro Aveirense (Aveiro)
István Matuz (flauta) e Nancy Lee Harper (piano)
22 de Junho de 2007 – Concert Room (Royal Academy of Music – Londres)
Alexandra Jakeman (flauta) e Hugo Ribeiro (piano)
para flauta e piano
I. Vivo
II.
III. Calmo
IV. Vivo
V. Vivo
VI. Calmo
VII.
Ano: 2002
Duração: ca. 9’30’’
Dedicatória: para Fernando Marinho da Costa
Prémios: Menção Honrosa no 2.º Concurso Nacional de Composição Jorge Peixinho 2004 (Aveiro)
Data e local de estreia: 16 de Abril de 2002 – Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa
Intérpretes da estreia: Fernando Marinho da Costa (flauta) e Hugo Ribeiro (piano)
Outras apresentações públicas:
4 de Maio de 2002 – Sala Polivalente da Biblioteca D. Dinis (Odivelas)
Alexandra Pinto (flauta) e Hugo Ribeiro (piano)
19 de Junho de 2002 – Centro de Estudos Judiciários (Lisboa)
Fernando Marinho da Costa (flauta) e Hugo Ribeiro (piano)
3 de Julho de 2004 – Sala Principal do Teatro Aveirense (Aveiro)
István Matuz (flauta) e Nancy Lee Harper (piano)
22 de Junho de 2007 – Concert Room (Royal Academy of Music – Londres)
Alexandra Jakeman (flauta) e Hugo Ribeiro (piano)
Personalidades
para clarinete em si-bemol solo
Ano: 2001
Duração: ca. 6’
Dedicatória: para Hélder Gonçalves
Data e local de estreia: 16 de Abril de 2002 – Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa
Intérprete da estreia: Hélder Gonçalves (clarinete)
Outras apresentações públicas:
4 de Maio de 2002 – Sala Polivalente da Biblioteca D. Dinis (Odivelas)
Hélder Gonçalves (clarinete)
para clarinete em si-bemol solo
Ano: 2001
Duração: ca. 6’
Dedicatória: para Hélder Gonçalves
Data e local de estreia: 16 de Abril de 2002 – Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa
Intérprete da estreia: Hélder Gonçalves (clarinete)
Outras apresentações públicas:
4 de Maio de 2002 – Sala Polivalente da Biblioteca D. Dinis (Odivelas)
Hélder Gonçalves (clarinete)
Quarteto de Cordas
Ano: 2001
Instrumentação detalhada: quarteto de cordas » violino I, violino II, viola e violoncelo
Duração: ca. 9’
Dedicatória: em memória de Iannis Xenakis
Data e local de estreia: 4 de Fevereiro de 2003 – Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa
Intérpretes da estreia: Rodrigo Queiroz (violino I), Marcos Lázaro (violino II), André Araújo (viola) e Nuno Abreu (violoncelo)
Ano: 2001
Instrumentação detalhada: quarteto de cordas » violino I, violino II, viola e violoncelo
Duração: ca. 9’
Dedicatória: em memória de Iannis Xenakis
Data e local de estreia: 4 de Fevereiro de 2003 – Salão Nobre do Conservatório Nacional de Lisboa
Intérpretes da estreia: Rodrigo Queiroz (violino I), Marcos Lázaro (violino II), André Araújo (viola) e Nuno Abreu (violoncelo)